O universo é certamente uma das coisas que mais gera curiosidade na raça humana, uma vez que é cercado de mistérios interessantíssimos. Por isso, muitas pessoas se dedicam a estudá-lo, como é o caso dos astrônomos. Responsáveis por estudar a ciência de corpos celestes e demais componentes do universo, esses profissionais realizam observações e descobertas que nos ajudam a compreender mais sobre os fenômenos na Terra e fora dela.
Leia também: Raio-x e mais: conheça algumas invenções revolucionárias que aconteceram por acaso
Como se trata de uma ciência exata, é muito importante que o astrônomo tenha interesse por matérias como física, matemática e computação, já que precisará dessas ferramentas para investigar a evolução do universo, registrar imagens de galáxias, estrelas, além da composição química e física das matérias espalhadas. Isso sem contar na capacidade de observação, que deve ser tão apurada quanto as disciplinas citadas.
O que faz um astrônomo: pesquisa, divulgação e ensino
Ao escolher a graduação de astronomia é preciso possuir todas essas habilidades mencionadas no parágrafo anterior. No entanto, após a graduação, o profissional poderá, de modo geral, atuar em três áreas: divulgação, pesquisa, divulgação e ensino.
Os astrônomos que se dedicam às pesquisas podem trabalhar em universidades, centros de pesquisas espaciais e observatórios com a finalidade de encontrar novas respostas para o que a comunidade científica ainda não consegue entender. Já a parte de divulgação está mais voltada para a parte de difundir os conhecimentos astronômicos com o público leigo, por meio da montagem de exibições, palestras e coordenação de visitas a planetários e museus. Por fim, o profissional também pode optar pela educação, ensinando tanto para alunos do Ensino Médio quanto para estudantes do Ensino Superior.
Leia também: Altitude: saiba o que é e como afeta o corpo humano
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site, Facebook e Instagram.