Muito antes dos colonos portugueses chegarem ao Brasil, diversos povos de índios já ocupavam o país. Os nativos dessa terra contam com costumes e muitos deles acompanharam a evolução de nossa sociedade. Por conta disso, a influência da cultura indígena pode ser notada no dialeto, na culinária, na arte e muito mais.
Em questão de comida, ingredientes como mandioca, castanhas, coco, raízes e milhos são muito utilizados em nosso dia a dia. Além disso, o suco de açaí e o guaraná são típicos alimentos indígenas conhecidos não apenas no Brasil, mas no mundo todo.
Em relação aos costumes adotados pelos brasileiros até hoje está o hábito de dormir em redes, algo feito por índios dentro de suas ocas.
Qual é a influência da cultura indígena em nosso idioma?
No aspecto do idioma, o português falado no Brasil sofre grande influência da cultura indígena. Abacaxi (em Portugal chamado de ananás), tatu e caju são alguns exemplos de palavras utilizadas em nosso idioma e que foram criadas por índios.
Além disso, é comum vermos locais com nomes indígenas, como Rio Tietê (que significa “rio verdadeiro”), Copacabana (“praia azul”), Curitiba (“terra de muitos pinheiros”) etc.
Leia também: Você gosta de estudar o universo? Então saiba o que faz um astrônomo
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.