Ocidentalização: entenda do que se trata o conceito

ocidentalização

Na área da sociologia, existem diversos termos para designar a construção de sociedades. Entre eles está a ocidentalização, um tipo de classificação utilizado para designar uma parte do mundo de acordo com suas características geográficas, econômicas, culturais, políticas e sociais.

Leia também: Você gosta de estudar o universo? Então saiba o que faz um astrônomo

Nesse caso, a ocidentalização está relacionada aos países localizados no hemisfério norte, que por sua vez apresentam democracias liberais, uma economia desenvolvida e uma macro cultura igualmente próspera. Além disso, o sistema econômico adotado nesses países é o capitalismo.

Por conta desses fatores, o Ocidente exerce grande influência no mundo, fazendo com que diversas outras partes do mundo assimilem a cultura, causando mudanças que incluem:

• Modo de se vestir;
  • Maneiras de se relacionar;
  • Negação da cultura local;
  • Criação de novos costumes com base na cultura ocidental.

Ocidentalização: Quais países são considerados parte do Ocidente?

Apesar da localização ser um dos fatores para classificar um país como parte do Ocidente, esse não é o principal fator determinante, principalmente quando estamos falando de política. Isso se deve ao fato do termo ser mutável, sendo utilizado para designar os países que exercem forte influência no mundo.

Desse modo, são considerados como parte do mundo Ocidental:

• Europa;
  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Austrália (apesar de ficar na Oceania);
  • Nova Zelândia (também localizada na Oceania);

Vale destacar que a América Latina está geograficamente localizada no Ocidente, porém, politicamente não é vista como parte do “Primeiro Mundo”. Assim, exercem um papel periférico no sistema capitalista, sendo explorado por demais potências que se aproveitam de suas posições.