Dia de Los Muertos: saiba mais sobre a icônica celebração mexicana

dia de los muertos

Se você se interessa em conhecer as culturas de outras partes do mundo, certamente já deve ter ouvido falar no “Dia de Los Muertos” (Dia dos Mortos). A celebração mexicana, que ocorre dia 2 de novembro, é bem famosa, sendo notória pelo modo diferente com que as pessoas lidam com a partida da vida. Mas afinal, do que se trata essa festividade?

Leia também: Você gosta de estudar o universo? Então saiba o que faz um astrônomo

Primeiro é preciso entender que o modo como o povo mexicano lida com o fim da vida está ligado ao passado da civilização, remetendo aos povos astecas (população nativa da região). Eles realizavam ritos fúnebres que com o passar dos anos foram mesclados com o catolicismo europeu.

Formada essa cultura, a mesma tem como uma das principais características a crença de que a vida e a morte são parte de um ciclo, sendo que o encerramento da mesma não seria um fim. Desse modo, diante do falecimento, a alma dessa pessoa passaria a residir com os deuses. Assim, não há motivos para só se lamentar, mas também é preciso celebrar essa passagem.

Vale ressaltar que a já citada tradição católica herdada pela colonização espanhola foi uma tentativa de suprimir esse costume. Assim, o fato não aconteceu e acabou fortalecendo ainda mais a tradição que hoje conhecemos como Dia de Los Muertos.

Quais são os símbolos do Dia de Los Muertos?

dia de los muertos

Como toda manifestação cultural e folclórica, o Dia de Los Muertos conta com símbolos, sendo os principais:

Caveiras ornamentadas: famosas no mundo todo, as chamadas “caveiras mexicanas” são um modo de representar aqueles que partiram. Por isso, as famílias costumam escrever o nome do homenageado na testa de uma caveira de açúcar, utilizado flores e tintas coloridas para celebrar a memória do ente querido.

Altares: montados na casa das famílias, esses altares contam com sete andares, sendo preenchidos de baixo para cima respectivamente com flores/fruta/sementess; fotos dos entes que partiram; oferendas com comidas favoritas dos homenageados; pan de muerto, um pão típico da celebração; sal para purificação; o sexto andar é dedicado a todas as almas que ainda estão no purgatório; por último, é colocada a imagem de um santo que a família têm devoção.

Flores: assim como em demais culturas, levar flores nesse dia também é uma prática comum no México. Porém, no país, as flores simbolizam a beleza da vida como uma natureza transitória, reforçando a ideia de passagem. A saber, a flor mais utilizada para essa ocasião é a calêndula mexicana (ou cempasúchil), que apresenta cor amarela que representa o Sol, sendo ele a luz que guia as almas até sua última morada.