Categorias
Sem categoria

Veja 5 filmes para aprender mais sobre a História do século XX

Assistir um bom filme é certamente um dos hobbies mais legais que existem. E pra quem gosta de história do século XX, essa atividade pode ser ainda mais proveitosa, já que muitas produções contam episódios marcantes desse período

Entre as opções, uma que se destaca é “A Lista de Schindler”. Considerado um clássico do cinema, a obra ganhou 7 Oscars e retrata a realidade do holocausto por meio da historia de Oskar Schindler. O comerciante ficou mundialmente famoso por ter salvado mais de mil judeus dos campos de concentração, utilizando sua fábrica para empregar as pessoas.

Confira mais dicas de filmes que retratam a história do século XX

As Sufragistas: o longa de 2015 conta a história de um grupo de mulheres inglesas que se uniram para reivindicar o direito ao voto no Reino Unido. As Sufragistas é uma ótima dica para refletir sobre a democracia e a importância desse direito conquistado. 

Selma: Uma Luta Pela Igualdade: o filme aborda a luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Nesse caso, a narrativa trata da organização e a marcha de Selma a Montgomery, duas cidades dos Estados Unidos. A manifestação foi organizada por Martin Luther King e seus companheiros de luta.  

Olga: Olga, de 2004, é um filme brasileiro biográfico inspirado na obra homônima de Fernando Morais que conta a história de Olga Benário, uma alemã que veio ao Brasil, durante o governo Vargas, para liderar a Intentona Comunista.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias: lançado em 2006, o filme trata do período da ditadura militar no Brasil. O enredo acompanha a vida do garoto Mauro, de 12 anos, que vive no país na década de 70. Na época, os pais do garoto estavam sob ameaça por serem opositores do governo e precisam fugir, deixando o menino sob os cuidados do avô.

Eternamente Pagú: outro longa brasileiro, lançado em 1988, mas que aborda a vida de Patrícia Rehder Galvão, uma jornalista e escritora do modernismo. A artista era conhecida por se contrapor aos conservadores da época.

Categorias
Sem categoria

Ano Novo: conheça povos que celebram a ocasião em outras épocas

No ocidente, é comum celebrarmos o Ano Novo na passagem do dia 31 de dezembro para 1 de janeiro, visto que o momento marca o fim do calendário gregoriano. No entanto, é evidente que outras culturas celebram a ocasião em diferentes épocas.

Leia também: Além do seu tempo: conheça algumas das invenções de Leonardo da Vinci

Talvez o mais famoso seja o Ano Novo Chinês. Nesse caso, a China realiza a celebração em fevereiro, fato que se deve ao calendário lunissolar que adotam, que por sua vez considera tanto o Sol quanto a Lua para medir o tempo. Para se ter ideia, em 10 de fevereiro de 2024, o Ano Novo Chinês estará celebrando o ano de 4721.

Em relação às comemorações, ocorrem banquetes com comidas tradicionais, celebrações com símbolos do país e é comum que parentes e amigos se presenteiem com envelopes vermelhos contendo dinheiro. Nesse caso, os valores costumam estar relacionados ao número 8, já que a palavra 8 em chinês tem o mesmo som que a palavra “riqueza”.

Conheça mais celebrações de Ano Novo diferentes

ano novo

Ano Novo Tailandês: também conhecido como Songkran (“passar ou mover-se para”), a celebração acontece no dia 13 de abril de cada ano, indo até o dia 15. A saber, o nome representa uma passagem astrológica, que nesse caso marca a volta do sol em Áries no mapa astral. Por sua vez representa a virada dos anos no calendário budista adotado na Tailândia.

As comemorações são marcadas por muita água, já que as pessoas saem às ruas para se divertir e molhar uns aos outros. Por conta disso, também é chamado de “Festival da Água”. Além disso, também ocorrem visitas aos templos como forma de agradecimento.

Ano Novo Etíope: acontece no dia 11 de setembro (em anos bissextos, acontece no dia 12), marcando as festas do Enkutatash, o ano novo do calendário etíope. O nome significa “presente de jóias”, simbolizando o retorno da rainha do Sabá à Etiópia após visitar o rei Salomão. 

Vale destacar que essa data coincide com o fim da época de chuvas e início das colheitas. Além disso, também são associada à cor amarela das flores que costumam surgir na região. 

As celebrações são marcadas por banquetes entre amigos e parentes, que compartilham pão pita e carne de frango. Além disso, danças e canções tradicionais também compõem a festa, que ao anoitecer é marcada por reuniões ao redor de fogueiras.

Leia também: “Através” ou “Por meio de”? Esclareça essa e outras dúvidas de português

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Recuperação escolar: saiba como aproveitar

O ano letivo já acabou e muitos alunos certamente já não querem pensar nos estudos. No entanto, existem os estudantes que irão reservar um tempo para a recuperação escolar.

Leia também: Asteroide, cometa, meteoro e meteorito: quais são as diferenças entre esses corpos celestes?

Antes de tudo, é necessário ressaltar que uma nota abaixo na média não é o fim do mundo e nem motivo para se colocar para baixo. Algumas pessoas têm mais facilidades em aprender determinados assuntos do que outras, e isso é completamente normal. O cientista inglês Isaac Newton (1643 – 1727), por exemplo, ao contrário do que se pode imaginar, não era um aluno brilhante na escola. Descobriu somente mais tarde, que gostava de aprender coisas que não eram ainda ensinadas no colégio, como a ciência.

Dicas para o período de recuperação escolar

Para aqueles que ficaram de recuperação, procure relaxar na hora de estudar. A tensão e a ansiedade somente atrapalham no processo de aprendizado. Além disso, utilize o marca textos coloridos para grifar as palavras/termos mais importantes. Assim, sua memória visual terá mais facilidade para funcionar.

Não tenha medo também de fazer pausas periódicas. Desse modo seu cérebro não ficará sobrecarregado e absorverá melhor o conteúdo. Ao retornar do pequeno intervalo, leia novamente os termos destacados com o marca texto. 

Outro método de aprendizado interessante é a elaboração de um mapa na cartolina conectando os tópicos da matéria. Assim, você será obrigado a sistematizar o conteúdo no papel e automaticamente entenderá as ligações entre os pontos. Cole também esse mapa em alguma parede ou tire uma foto para guardar no celular e, de tempos em tempos, leia o conteúdo do mapa.

Leia também: Sistema Poliedro e ensino integral: Conheça os diferenciais do Colégio TGM, escola particular em Perus

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Asteroide, cometa, meteoro e meteorito: quais são as diferenças entre esses corpos celestes?

Se você tem interesse por assuntos relacionados à astronomia, certamente já deve ter notado que existem diversas nomenclaturas para designar os corpos celestes e os objetos espaciais. Entre eles, estão: asteroide, cometa, meteoro e meteorito.

Leia também: “Através” ou “Por meio de”? Esclareça essa e outras dúvidas de português

O primeiro deles, o asteroide, é caracterizado por orbitar ao redor do Sol. Além disso, contam com formatos irregulares e devem possuir, ao menos, um metro de distância. A saber, também vale destacar que os asteroides são fragmentos de outros objetos que existiam no Sistema Solar, de modo que a formação desses corpos aconteceu há centenas de milhões de anos.

Os meteoros, por sua vez, são formados por pequenos fragmentos de rochas deixados por asteroides ou cometas. Assim, sua principal característica é a formação das chamas, que são luminosas e provocadas por conta da entrada dos meteoros na atmosfera terrestre. Já em relação a formação, a mesma ocorre devido ao atrito dos meteoróides com os gases e elementos presentes na atmosfera. Nesse momento, ocorre a combustão tão característica dos meteoros.

Cometa e meteoritos: saiba as diferenças entre esses corpos celestes

corpos celestes

Cometas: são objetos rochosos compostos por gelo e gases congelados. Assim, apesar de também orbitar o Sol, devido às suas características, acabam sendo levados para longe dos ventos solares.

Meteoritos: esses corpos são sólidos e são remanescentes de asteroides, cometas ou meteoróides. A saber, sua principal característica é o tamanho, uma vez que são irregulares e, quando chegam à superfície terrestre, podem apresentar medidas que podem variar de um grão de areia a 6,5 cm de diâmetro.

Leia também: Sistema Poliedro e ensino integral: Conheça os diferenciais do Colégio TGM, escola particular em Perus

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Sistema Poliedro e ensino integral: Conheça os diferenciais do Colégio TGM, escola particular em Perus

A educação das crianças é um assunto sério. Desse modo, é essencial efetuar uma boa pesquisa para escolher a melhor escola para o seu filho. Sendo assim, se você procura um colégio particular em Perus, não pode deixar de conhecer os diferenciais do Colégio TGM.

Leia também: Se interessa por crônicas? Então conheça o acervo online

No nosso caso, o primeiro diferencial é a opção de ensino integral. Ao optar por essa modalidade, seu filho ficará conosco das 7h às 17h30, todos os dias. Mas isso não significa que o estudante será submetido a um ensino rígido e desgastante. 

Como contamos com aulas que incentivam a interação, o dia de estudos é leve e proveitoso para os nossos alunos. Além disso, as disciplinas podem ter um importante papel para os estudantes mais tímidos ou inseguros. Assim, permitindo que os mesmos possam se sentir mais à vontade para descobrir interesses novos.

TGM: escola particular em Perus tem parceria com Rede Poliedro

A Rede Poliedro trata-se de um sistema de ensino com atuação nacional e internacional que, além do material didático colocado à disposição dos alunos, foca no aprimoramento do corpo docente e gestor da escola, mediante a participação dos mesmos em Palestras, Congressos Nacionais e Internacionais. 

Ademais, os alunos têm à disposição a plataforma de ensino virtual em que podem buscar conhecimentos complementares, além daqueles disponibilizados no material didático utilizado no dia a dia. Essa ferramenta está acessível para os pais que  podem dispor dela para atualizar, ou reciclar seus conhecimentos acadêmicos, bem como  artigos e  publicações que podem lhes ser úteis. Assim, não só para o acompanhamento da evolução acadêmica dos filhos mas, também, com observações e sugestões que os auxilie no relacionamento formado pelo tripé: pais x filhos x escola.

Leia também: “Através” ou “Por meio de”? Esclareça essa e outras dúvidas de português

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Bom desempenho em língua portuguesa é fundamental para uma comunicação eficiente

Uma das matérias mais presentes na grade curricular é a língua portuguesa. A disciplina, geralmente, divide opiniões entre os alunos, mas é consenso de que é extremamente importante se dedicar ao estudo do nosso idioma e tirar dúvidas sempre que necessário. Dessa maneira, ter um bom português assegura uma comunicação melhor, uma leitura mais proveitosa, além de mais oportunidades em diversas áreas.

Leia também: Atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos

Segundo um levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), dos 9.149 participantes de uma pesquisa para medir o nível de português dos jovens, mais da metade deles obteve um resultado abaixo do satisfatório, o que significa que muita gente que já passou do período de alfabetização tem dúvidas de português. Em contrapartida, 49,7% dos participantes foram aprovados pelo teste.

Para fazer a pesquisa, o Nube propôs um ditado online de 30 palavras do cotidiano. O candidato que errasse sete vezes era imediatamente desclassificado. A saber, o levantamento foi realizado com base nas respostas de estudantes em período escolar e universitário. Sendo assim, os alunos de ensino técnico e ensino médio regular foram os que apresentaram os maiores índices de erro. Já os melhores resultados ficaram entre os estudantes de pós-graduação.

Métodos para tirar dúvidas de português para além da sala de aula

Não tem jeito, o melhor caminho para garantir uma boa escrita e tirar todas aquelas dúvidas de português presentes no dia a dia é a leitura de livros, jornais, artigos ou qualquer outra alternativa que contenha linguagem formal. A saber, outra dica é consultar o bom e velho dicionário sempre que aparecer uma palavra nova.

Leia também: Você sabe qual a importância da Constituição Federal?

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Se interessa por crônicas? Então conheça o acervo online

A literatura brasileira é uma das mais ricas do mundo, uma vez que nossos autores e autoras sempre exploraram gêneros diversos. Desde romancistas à cronistas, a produção nacional sempre teve muito prestígio, seja por sua forma, originalidade e/ou conteúdo. Dessa forma, com o objetivo de resguardar as crônicas do país, foi criado um site com diversas dessas histórias.

Leia também: Além do seu tempo: conheça algumas das invenções de Leonardo da Vinci

O Portal da Crônica Brasileira, que pode ser acessado clicando aqui, é um espaço virtual que dispõe de uma série de crônicas nativas, como o próprio nome já diz. Dessa maneira, a iniciativa surgiu a partir do acervo literário do IMS (Instituto Moreira Salles) e da disponibilidade das crônicas em recortes de jornais que ficaram sob tutela do acervo.

5 escritores de crônicas brasileiras para conhecer

Se você se interessou pelo tema mas ainda não sabe ao certo o que é uma crônica, saiba que é um texto curto que geralmente é veiculado na imprensa, ou seja, em jornais. Com um tom reflexivo, irônico e/ou engraçado, esse gênero traz um acontecimento do cotidiano de forma simples e compreensível.

Assim, aqui vão alguns nomes consagrados da crônica brasileira:

  • Rubem Braga;
  • Rachel de Queiroz;
  • Lima Barreto;
  • Clarice Lispector;
  • Ivan Lessa.

Leia também: “Através” ou “Por meio de”? Esclareça essa e outras dúvidas de português

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Além do seu tempo: conheça algumas das invenções de Leonardo da Vinci

Todo mundo conhece Leonardo da Vinci (1452 – 1519), considerado um dos maiores nomes da pintura renascentista, já que é o responsável pela famosa obra da Mona Lisa, exposta no museu do Louvre. No entanto, além desse trabalho, da Vinci conta com um legado extenso que permanece até os dias de hoje.

Leia também: Dia de Los Muertos: saiba mais sobre a icônica celebração mexicana

Isso se deve ao fato de ter pensado em objetos que são considerados como um sinônimo de tecnologia avançada nos dias de hoje. Duvida? Então confira alguns exemplos:

Robôs: nos projetos de da Vinci, o robô já era uma realidade. É válido mencionar que as máquinas não eram tão avançadas quanto às que vemos nos filmes de ficção científica e nas exposições de tecnologia, contudo, as iniciativas do inventor já continham um bom nível de sofisticação dinâmica. O inventor utilizou cordas e engrenagens para dar movimento às criações.

Entre os robôs desenvolvidos por ele estava um leão projetado para homenagear o rei francês Francisco I. Assim, o animal mecânico era capaz de andar sozinho e ainda abrir o peito automaticamente para derramar lírios — flor símbolo da monarquia francesa.

Helicóptero: talvez esse seja um dos projetos mais visionários do artista florentino. Chamado de parafuso helicoidal aéreo, o dispositivo seria uma máquina capaz de voar por meio de uma hélice em formato de espiral giratória em torno de um mesmo eixo. Mas que deveria ser impulsionada por algumas pessoas. 

Especialistas não tem dúvidas que o projeto do artista foi precursor para o desenvolvimento dos helicópteros modernos. 

Leonardo da Vinci também desenvolveu paraquedas

Ainda pensando no setor aéreo, o artista elaborou um projeto de paraquedas. Contudo, há algumas controvérsias relacionadas à inovação desse projeto dele, já que encontraram um desenho semelhante de uma pessoa anônima de Siena datado de 1470, ou seja, cerca de 20 anos antes do projeto de da Vinci. 

Com isso, é difícil afirmar se o artista teve contato ou não com o projeto. Mas, ainda assim, quando se compara um projeto com o outro, é reconhecido que o paraquedas de da Vinci teria muito mais chances de funcionar, já que tinha maiores proporções e o material de linho.

Leia também: “Através” ou “Por meio de”? Esclareça essa e outras dúvidas de português

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.