Todo mundo conhece Leonardo da Vinci (1452 – 1519), considerado um dos maiores nomes da pintura renascentista, já que é o responsável pela famosa obra da Mona Lisa, exposta no museu do Louvre. No entanto, além desse trabalho, da Vinci conta com um legado extenso que permanece até os dias de hoje.
Leia também: Dia de Los Muertos: saiba mais sobre a icônica celebração mexicana
Isso se deve ao fato de ter pensado em objetos que são considerados como um sinônimo de tecnologia avançada nos dias de hoje. Duvida? Então confira alguns exemplos:
Robôs: nos projetos de da Vinci, o robô já era uma realidade. É válido mencionar que as máquinas não eram tão avançadas quanto às que vemos nos filmes de ficção científica e nas exposições de tecnologia, contudo, as iniciativas do inventor já continham um bom nível de sofisticação dinâmica. O inventor utilizou cordas e engrenagens para dar movimento às criações.
Entre os robôs desenvolvidos por ele estava um leão projetado para homenagear o rei francês Francisco I. Assim, o animal mecânico era capaz de andar sozinho e ainda abrir o peito automaticamente para derramar lírios — flor símbolo da monarquia francesa.
Helicóptero: talvez esse seja um dos projetos mais visionários do artista florentino. Chamado de parafuso helicoidal aéreo, o dispositivo seria uma máquina capaz de voar por meio de uma hélice em formato de espiral giratória em torno de um mesmo eixo. Mas que deveria ser impulsionada por algumas pessoas.
Especialistas não tem dúvidas que o projeto do artista foi precursor para o desenvolvimento dos helicópteros modernos.
Leonardo da Vinci também desenvolveu paraquedas
Ainda pensando no setor aéreo, o artista elaborou um projeto de paraquedas. Contudo, há algumas controvérsias relacionadas à inovação desse projeto dele, já que encontraram um desenho semelhante de uma pessoa anônima de Siena datado de 1470, ou seja, cerca de 20 anos antes do projeto de da Vinci.
Com isso, é difícil afirmar se o artista teve contato ou não com o projeto. Mas, ainda assim, quando se compara um projeto com o outro, é reconhecido que o paraquedas de da Vinci teria muito mais chances de funcionar, já que tinha maiores proporções e o material de linho.
Leia também: “Através” ou “Por meio de”? Esclareça essa e outras dúvidas de português
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.