O Cavalo de Troia é mito ou verdade? Entenda

cavalo de troia

Conhecida mundialmente, a história do Cavalo de Troia é certamente uma das mais famosas da humanidade. No entanto, é importante ressaltar que se trata de um mito, uma vez que as fontes sobre o possível acontecimento são escassas.

Leia também: Além do seu tempo: conheça algumas das invenções de Leonardo da Vinci

Para se ter ideia, a maior fonte sobre o feito é a obra de Homero, que a retratou em poemas épicos. Assim como as demais narrativas do autor, os textos continham um teor místico, o que leva a acreditar que a veracidade dos relatos não é confiável. Desse modo, a história que envolve o cavalo não é considerada pela historiografia, que aponta a hipótese que o mito tenha surgido devido a disputas territoriais.

Cavalo de Troia: pesquisas apontam que cidade de fato existiu

cavalo de troia

Apesar do Cavalo de Troia ser um mito, a existência da cidade Troia é apontada como verídica. Isso se deve ao fato de descobertas arqueológicas no século 18 apontarem que a região estava localizada na península da Anatólia, na Turquia, a sudoeste do Monte Ida.

Essa pesquisa foi financiada por Heinrich Schliemann, um rico alemão fascinado pela obra de Homero. A partir desse momento, o arqueólogo britânico Frank Calvert, que já trabalhava na região há 20 anos, passou a se empenhar ainda mais nos serviços. Com os estudos, foram descobertas diversas cidades superpostas, dando a entender que o local passou por diversas reconstruções.

Leia também: SiSU 2024: saiba como participar e buscar uma vaga nas universidades públicas