Conheça os tipos de alfabeto existentes no mundo

tipos de alfabeto

O alfabeto certamente está muito presente em nosso dia a dia, ainda mais se estivermos falando do ambiente escolar. No entanto, você sabia que as letras que conhecemos não são utilizadas em todo o mundo? Caso ainda não saiba, confira esse conteúdo especial para saber os tipos de alfabeto.

Leia também: Aportuguesamento: conheça algumas palavras estrangeiras que foram adaptadas para o nosso idioma

O primeiro deles é o alfabeto grego, que foi desenvolvido por volta do século IX a.C até chegar nos moldes utilizados hoje em dia. A sua origem está ligada ao alfabeto fenício, sendo composto por 24 letras que são comumente utilizadas em áreas do conhecimento para expressar cálculos, ideias e conceitos.

Entre as letras mais famosas desse alfabeto, estão Alpha, Beta, Gama e Ômega. Além disso, vale destacar que esse alfabeto influenciou a formação de diversos idiomas, como o russo e o português.

Tipos de alfabeto: saiba quais outros são utilizados no mundo

Alfabeto latino/romano: é o utilizado na língua portuguesa e em boa parte do planeta. A saber, foi criado por volta de 600 a.C, é composto por 26 letras (contando K,Y e W)

Alfabeto árabe: foi formado a partir do aramaico nabateano, algo que ocorreu no século IV a.C. Composto por 26 letras, esse alfabeto é chamado de Abajad, sendo o segundo mais utilizado no mundo.

Alfabeto círílico: é um sistema utilizado no idioma russo e em várias outras línguas na Europa oriental e Ásia Central. A saber, é chamado de Azbuka, sendo composto por 44 letras (entre elas, А, Б, В, Г, Д, Е, Ж).

Alfabeto coreano: diferente do que ocorre na China e no Japão, que utilizam um sistema logográfico (um desenho), as Coreias contam com um alfabeto. Na Coreia do Sul, é chamado de  hangul, enquanto na Coreia do Norte é conhecido como Chosŏn’gŭl. Em ambos os casos, o alfabeto apresenta 24 letras.