Carta aos pais sobre nosso calendário escolar e maiores esclarecimentos a respeito do ano letivo

Carta aos pais

Senhores pais,

O colégio TGM optou por antecipar as férias escolares neste ano atípico, trazendo-a do mês de julho para o mês de abril. Não fomos a única escola a adotar essa postura. Muitos colégios também fizeram essa escolha por ser a mais sensata neste momento inusitado para todo Brasil e, também, para o nosso querido Planeta Azul.

O calendário escolar previsto para 2020 será cumprido com as adequações que forem necessárias: remanejamento de datas de provas, reuniões etc. Uma nova programação será refeita adiante, submetida à aprovação da Diretoria de Ensino e, distribuída aos senhores no devido tempo.

Nosso retorno às aulas presenciais está previsto para o próximo 4 de maio. Esse retorno, porém, terá que obedecer, ou seja, estar de acordo, com as condições que as autoridades estabelecerem à época. Agora é cedo para qualquer prognóstico. Se o retorno não ocorrer de forma presencial buscaremos outros meios para retomarmos à normalidade das atividades escolares, sempre em obediência às determinações emanadas das autoridades competentes.

As notícias veiculadas pelos meios de comunicação no dia 9 de abril de 2020, última quinta-feira, não foram animadoras. Elas sinalizaram que o pico da pandemia deverá ocorrer entre o final do mês de abril e início do mês de maio. Até lá não nos restam alternativas a não ser aguardarmos, vivermos e administrarmos o dia a dia conforme a evolução da doença e as orientações passadas a todos nós para seu enfrentamento.

Ante todos os problemas econômicos e financeiros que a sociedade brasileira está passando, uma decisão precipitada de nossa parte neste instante, no calor das emoções, pode comprometer o futuro da instituição. Creio que toda a comunidade TGM, sem exceção, deseje que nossa escola continue forte para fazermos aquilo que nos propomos desde o início, quando ainda éramos Ursinho Duda, qual seja: propiciarmos uma educação de qualidade, respeitando nossos alunos, respectiva família e a comunidade à qual pertencemos.

Quero tranquilizar a família TGM e reafirmar que não estamos insensíveis ante o cenário que estamos vivendo, porém, vamos aguardar com serenidade o desenrolar dos acontecimentos dos próximos 15, 20 dias.

Caros pais, alunos e equipe do TGM, a única certeza que temos agora, neste instante, é que o futuro dessa pandemia, seu arrefecimento ou seu recrudescimento, está na mão de cada um de nós, com nossa cota individual de sacrifícios obedecendo, ou descumprindo, de acordo com o nosso livre arbítrio, o isolamento social que é, enquanto não surge nada mais eficaz no combate a ela, a melhor arma que temos para enfrentarmos, e vencermos, essa batalha.

Cordialmente,

A direção