Origem do carnaval: evento começou ainda na antiguidade

como é comemorado o carnaval

Com a chegada do mês de fevereiro começam os preparativos para o carnaval brasileiro. Todavia, em decorrência da pandemia de covid-19, em 2021 o cenário tem sido diferente, sem a folia tradicional. Para relembrar e aprender um pouco mais sobre a data, veja como é comemorado o carnaval em 3 lugares do mundo.

Leia também: Confira 3 documentários sobre tecnologia para ver nessas férias

Diferente das festas vistas hoje em dia, o carnaval surgiu na antiguidade europeia com outras formas de comemoração. Nessa época, as pessoas pagãs se reuniam para festejar as colheitas, servindo banquetes ao seu povo. A igreja, descontente com a celebração, tentou controlar o carnaval, considerando a prática pecaminosa e aderindo a data ao calendário cristão para levantar reflexões.

Depois de alguns anos a festa foi se adaptando de acordo com o local e ganhou força em alguns países, como é o caso do Brasil. Atualmente, o carnaval é a festa mais popular do país, atraindo diversos turistas para a folia. Entretanto, o carnaval de 2021 não seguirá essas tradições, priorizando a saúde dos brasileiros.

Como é comemorado o carnaval na Itália, Alemanha e EUA?

como é comemorado o carnaval

No Brasil o carnaval é comemorado como desfile de blocos de rua e das escolas de samba. Já em outras partes do mundo, a festa é realizada de outras formas. Na Itália, o que marca o carnaval é o uso de máscaras e figurinos elaborados, seguido de desfiles nas ruas do país. Enquanto isso, nos Estados Unidos o carnaval se assemelha à folia brasileira, com bloquinhos de rua e pessoas fantasiadas. Já na Alemanha, o que mais se destaca é o desfile de carros alegóricos na rua.