Colégio TGM oferece aulas extracurriculares de arduíno

Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre – significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar e personalizar – e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel com suporte de entrada e saída embutido, uma linguagem de programação padrão. O objetivo era elaborar um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo dessa maneira acessível a estudantes e projetistas amadores.

O microcontrolador após programado, pode ser usado de forma independente, ou seja, é possível colocá-lo para controlar um robô, uma lixeira, um ventilador ou ar condicionado e, até mesmo as luzes de uma casa. A lista de possibilidades é praticamente infinita, podendo automatizar diversas objetos, como carros, casa e criar um novo equipamento. Para isso, o Arduíno possui uma quantidade enorme de sensores e componentes utilizados nos projetos. Grande parte do material usado está disponível em módulos, que são pequenas placas que contém os sensores e outros componentes auxiliares como resistores, capacitores e leds.

O Colégio Teresa Gil de Moura, em Perus, possui uma aula extracurricular em sua grade de disciplinas com os alunos do 9°Ano do Fundamental II, ministrada pelo professor Adilson Franco, onde cada um deles trabalha com projetos utilizando o Arduíno como plataforma.

Confira o vídeo abaixo com o aluno Renan Damprelli Cardoso da Silva: