Qual a diferença entre um Rei e um Imperador?

diferença entre rei imperador

Ao longo da vida estudantil, é muito comum nos depararmos com os termos “rei” e “imperador”. Como ambos são monarcas e possuem poderes absolutos sobre o território que regem, é normal até o tratarmos como sinônimos. Ficou curioso e quer saber qual a diferença entre eles? Confira o nosso conteúdo para saber mais!

Leia também: Enem 2022: Confira 4 filmes para aprender mais sobre Historia

A diferença entre esses dois poderes se dá pela situação política do Estado em questão. Enquanto que o rei herda o trono e preserva a extensão territorial do seu antecessor, o imperador, por outro lado, indica uma condição na qual o rei expandiu as limitações do seu Estado por meio de anexações ou conflitos armados. Isto é, de uma forma não pacífica.

Na prática, a diferença entre um Rei e um Imperador também repete a teoria?

diferença entre rei imperador

Em termos práticos, ao longo da história, esses dois títulos nem sempre foram usados seguindo seus respectivos critérios de definição, vide o exemplo de Dom Pedro I. Ele foi empossado como Imperador, mas nunca conquistou um território extra com a independência do Brasil. O mesmo aconteceu com o Dom Pedro II.