Você sabe o que é uma epopeia? Conheça as características do gênero

epopeia

Se você possui a leitura como hobby, certamente já deve ter lido o termo epopeia para se referir a certas histórias. Muito conhecido, o gênero é muitas vezes utilizado para definir uma história grandiosa. Mas, você sabe exatamente o que significa?

Leia também: Isaac Newton: conheça a história do pai da física moderna

Primeiro, é preciso entender que esse tipo de narrativa também pode ser chamado de poesia épica ou heroica. Isso se deve ao fato de suas histórias comumente narrarem feitos de um herói ou sobre acontecimentos históricos ou míticos, que por sua vez são parte fundamental de determinada cultura. Desse modo, o seu intuito principal é de registrar esses episódios para a posteridade, fazendo com que os eventos sejam lembrados, mesmo que não haja comprovação dos fatos.

Devido a essa característica, a epopeia é um gênero antigo e com caráter folclórico. Para se ter ideia, por volta de 2000 a.C., os sumérios foram responsáveis por narrar em versos a chamada “Epopeia de Gilgamesh”, sendo essa a obra literária mais antiga da humanidade.

Epopeia ganhou mais notoriedade na Grécia Antiga

epopeia

A epopeia é geralmente associada a histórias passadas na Grécia Antiga, fato que se deve à popularização do gênero na região durante esse período. Desse modo, há diversas composições atribuídas a poetas como Homero, esse considerado o principal autor de epopeias, uma vez que escreveu os clássicos “Ilíada” e “Odisséia”.

Seguindo os textos de Homero, é possível definir a epopeia de acordo com as seguintes características:

• Presença de um narrador, um eu lírico que conduz a narrativa;
  • Foco é sempre na apresentação dos fatos;
  • Distanciamento do narrador daquilo que é narrado;
  • Narração de acontecimentos;
  • Encadeamento das ações, que são apresentadas de maneira progressiva;
  • Personagens moralmente elevados (exemplo: heróis cujos feitos os aproximam de deuses, podendo remeter a uma coletividade cultural que por sua vez representam os valores de uma nação ou grupo);
  • Divisão em partes autônomas. Isso significa que são organizadas de maneira autossuficiente, podendo existir estrutural e historicamente por si mesmas;
  • Presença constante de personagens mitológicos, principalmente da tradição greco-latina.

Já em relação à estrutura, a epopeia pode ser dividida do seguinte modo:

• Proposição: parte em que o poeta apresenta o tema;
  • Invocação: momento em as musas ou deuses são invocados com o intuito de fornecer fôlego e perseverança para que o poema seja narrado com maestria;
  • Dedicatória: não é obrigatório, uma vez que corresponde a parte em que o poeta dedica a alguém a epopeia;
  • Narração: momento em que os grandes acontecimentos praticados pelo protagonista são narrados.