Química no cotidiano: saiba em que momentos os fenômenos químicos estão em nosso dia a dia

química

Se você está estudando química na escola, certamente já deve ter se perguntado em que momentos os fenômenos químicos acontecem em nosso cotidiano. De maneira resumida e direta, é possível dizer que essas reações estão presentes em todos os momentos do dia a dia, uma vez que são responsáveis por fazer a vida acontecer de diversas formas.

Leia também: Sociedade estamental: entenda como funcionava a estrutura social do sistema feudal medieval europeu

Pode parecer exagero, mas para exemplificar, pense no oxigênio que respiramos. As moléculas de O2 são elementos químicos responsáveis por permitir a vida na Terra, e o respiramos por meio de um processo em que o corpo utiliza moléculas de glicose como fonte de energia para inspirar o gás oxigênio e expirar o gás carbônico. Tudo isso ocorre de maneira natural, de modo que nem percebemos todo o procedimento químico realizado pelo corpo.

Confira outros exemplos de como a química está em nosso cotidiano

Alimentação: quando ingerimos um alimento, o corpo inicia o processo de digestão. O primeiro passo ocorre pela atuação das enzimas presentes na saliva (ptialina), sendo elas as responsáveis por formar o bolo alimentar. No estômago, o alimento sofre a ação de degradação por parte do ácido clorídrico (HCl). Nos casos de queimação estomacal, significa que a acidez está desregulada e, por isso, os antiácidos são necessários para fazer com que o ambiente estomacal se normalize.

Escovar os dentes: o creme dental conta com flúor, uma substância responsável por proteger os dentes da ação de bactérias. Em certos casos, as pastas podem contar com sais clareadores que atuam como abrasivos e esfoliantes.

Uso de transporte: os veículos movidos a combustível passam por um processo de queima, chamado combustão. Assim, é obtida a energia para mover o automóvel.

Remédios: qualquer remédio provoca processos químicos no organismo. Um exemplo simples são os analgésicos, que tem a função de neutralizar os receptores cerebrais referentes à dor, fazendo com que não seja sentida.