Precisando de um reforço? Confira algumas dicas para melhorar o aprendizado

melhorar o aprendizado

Quando pensamos em reforço, logo consideramos algo ruim e até mesmo perda de tempo. No entanto, apesar do momento parecer chato, na verdade, se trata de uma grande oportunidade para melhorar o aprendizado e compreender aqueles tópicos, muitas vezes pontuais, que atrapalharam o entendimento da matéria como um todo.

Leia também: Confira algumas curiosidades sobre a vida e obra de Machado de Assis

Primeiramente, é necessário ressaltar que uma nota abaixo na média não é o fim do mundo e nem motivo para se colocar para baixo. Algumas pessoas têm mais facilidades em aprender determinados assuntos do que outras, e isso é completamente normal.

Dicas para melhorar o aprendizado

melhorar o aprendizado

Para aqueles que precisam de reforço, uma boa dica é procurar relaxar na hora de estudar. A tensão e a ansiedade somente atrapalham no processo de aprendizado. Além disso, utilize o marca textos coloridos para grifar as palavras/termos mais importantes. Assim, sua memória visual terá mais facilidade para funcionar.

Não tenha medo também de fazer pausas periódicas. Desse modo seu cérebro não ficará sobrecarregado e absorverá melhor o conteúdo. Ao retornar do pequeno intervalo, leia novamente os termos destacados com o marca texto.

Outro método de aprendizado interessante é a elaboração de um mapa na cartolina conectando os tópicos da matéria. Assim, você será obrigado a sistematizar o conteúdo no papel e automaticamente entenderá as ligações entre os pontos. Cole também esse mapa em alguma parede ou tire uma foto para guardar no celular e, de tempos em tempos, leia o conteúdo do mapa.