Entenda as diferenças entre as camadas do planeta Terra

camadas do planeta Terra

Assim como acontece com as demais propriedades do mundo, as camadas do planeta Terra são complexas e se diferenciam bastante. Nesse caso, cabe destacar as camadas, conhecidas como: crosta, manto e núcleo.

Leia também: Precisando de um reforço? Confira algumas dicas para melhorar o aprendizado

Apesar de distintas, as camadas são interdependentes, o que faz com que uma afete a outra. Além disso, é importante destacar que o ser humano nunca chegou ao núcleo do planeta, sendo que o estudo sobre esse ambiente é realizado por profissionais conhecidos como geofísicos. Essas pessoas se dedicam ao estudo da sismologia, que por sua vez contempla pesquisas sobre fenômenos, como ondas sísmicas.

Quais as características das camadas do planeta Terra?

camadas do planeta Terra

Crosta terrestre: também chamada de litosfera, é a camada mais externa do planeta. Possui pequena espessura e é formada basicamente por rochas e minerais em estado sólido. Essa camada é fundamental para o desenvolvimento das atividades humanas.

Manto terrestre: é a camada intermediária. Apresenta espessura considerável e é formada por rochas diversas, em estado pastoso e líquido. Os processos internos do planeta, como vulcanismo e tectonismo, estão diretamente relacionados à dinâmica do manto terrestre. As temperaturas no manto podem chegar até a 2.000 ºC.

Núcleo terrestre: dividida em duas partes (núcleo externo e núcleo interno), é a camada mais interior do planeta. Ele é formado principalmente por ferro e níquel. A parte externa do núcleo possui temperaturas próximas a 3.000 ºC, enquanto a área interna registra temperatura de até 6.000 ºC.