Gosta de matemática? Saiba quais profissões utilizam a disciplina como base

matemática

Em sala de aula, certamente você já deve ter ouvido “quando eu vou utilizar isso no meu dia a dia?”. A pergunta dos alunos é mais frequente em certas matérias, como é o caso da matemática. Desse modo, é importante esclarecer essa dúvida, principalmente quando pensamos no futuro de cada estudante, que pode ter os números como parte fundamental de sua futura profissão.

Leia também: Sociedade de massa: entenda sobre o que trata o conceito

Entre as áreas de estudo disponíveis estão as ciências contábeis. Nesse caso, os estudos contemplam cálculos complexos, que por sua vez podem ser aplicados no ramo de economia, administração e finanças.

Já para aqueles que têm interesse em tecnologia, a ciência da computação também contempla a matemática. Isso se deve ao fato de a graduação contar com conteúdos como: cálculo; probabilidade e estatística; álgebra linear; matemática instrumental; métodos numéricos; circuitos digitais; algoritmos e estrutura de dados; engenharia de software; modelagem de dados; inteligência artificial; programação orientada a objetos.

Conheça outras profissões que exigem conhecimento matemático

Engenharia: seja civil, de produção ou mecânica, fato é que a engenharia está totalmente conectada à matemática. Para realizar as suas atividades, os profissionais de cada uma das áreas realizam diversos cálculos, uma vez que suas profissões requerem excelência e chances mínimas de erros.

Arquitetura e urbanismo: apesar de não ser categorizada na área de exatas, a graduação conta com conteúdos de matemática. Para se ter ideia, são ensinados assuntos como: teoria das estruturas; cálculo; gestão de projetos; mecânica; planejamento urbano e infraestrutura; desenho artístico; análise e gestão ambiental.
Automação industrial: para quem sonha em trabalhar com robótica e equipamentos, a automação industrial é uma boa opção. Para projetar os maquinários, os profissionais aplicam conceitos de física e da tecnologia da informação, ambos conhecimentos da matemática.

Leia também: Têm dificuldades com a leitura? Confira algumas dicas de livros curtos para ler

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.