Divisão da história: saiba como são classificadas as eras do planeta Terra

divisão da história

As diferentes eras vividas em nosso planeta são carregadas de muitos acontecimentos e mudanças. Para catalogar em que momento cada fato ocorreu, os pesquisadores criaram diferentes modos de divisão da história, sendo a mais comum a chamada periodização tradicional.

Leia também: Estado Novo: entenda sobre esse período do Brasil

Essa datação é feita de acordo com períodos e quais eventos significativos levaram a mudanças na humanidade. O primeiro marco é a pré-história, uma etapa em que está englobada toda a evolução da espécie humana, desde o seu surgimento, desenvolvimento, criação de ferramentas e processo de sedentarização. Essa etapa se encerra no momento da criação da escrita, por volta de 4.000 anos antes de Cristo.

Divisão da história: quais são as outras eras da periodização tradicional?

Idade Antiga: com a invenção da escrita cuneiforme, criada pelos sumérios, surge a Idade Antiga. Esse período é marcado pelo desenvolvimento de diversos povos, como os egípcios, assírios, sumérios, persas, gregos, hititas e romanos. Esse último povo, os romanos, são responsáveis por marcar o fim da Idade Antiga com a queda do Império Romano do Ocidente em 476 depois de Cristo.

Idade Média: um dos períodos mais famosos e explorados em obras de ficção, a Idade Média dura de 476 até 1453 d.C. Nesse tempo surge o feudalismo e há a expansão dos poderes da Igreja Católica, que nesse período passa a ter mais controle sobre a sociedade. Essa era se encerra com a queda da Constantinopla para o Império Otomano.

Idade Moderna: a Idade Moderna comporta o período de 1453 a 1789, época em que acontece o processo de colonização do continente americano. Além disso, mudanças passam a acontecer na Europa, influenciadas pelo Renascimento e pelo Iluminismo. O evento que marca o fim desse período é a Queda da Bastilha, fato que desencadeou a Revolução Francesa.

Idade Contemporânea: assim é classificado o período do final do século XVIII até o tempo que vivemos atualmente. Podemos incluir diversas mudanças nessa era, como a Revolução Industrial, desenvolvimento do capitalismo, aumento da expectativa de vida etc.