A literatura brasileira é uma das mais ricas do mundo, uma vez que nossos autores e autoras sempre exploraram gêneros diversos. Desde romancistas à cronistas, a produção nacional sempre teve muito prestígio, seja por sua forma, originalidade e/ou conteúdo. Dessa forma, com o objetivo de resguardar as crônicas do país, foi criado um site com diversas dessas histórias.
Leia também: Além do seu tempo: conheça algumas das invenções de Leonardo da Vinci
O Portal da Crônica Brasileira, que pode ser acessado clicando aqui, é um espaço virtual que dispõe de uma série de crônicas nativas, como o próprio nome já diz. Dessa maneira, a iniciativa surgiu a partir do acervo literário do IMS (Instituto Moreira Salles) e da disponibilidade das crônicas em recortes de jornais que ficaram sob tutela do acervo.
5 escritores de crônicas brasileiras para conhecer
Se você se interessou pelo tema mas ainda não sabe ao certo o que é uma crônica, saiba que é um texto curto que geralmente é veiculado na imprensa, ou seja, em jornais. Com um tom reflexivo, irônico e/ou engraçado, esse gênero traz um acontecimento do cotidiano de forma simples e compreensível.
Assim, aqui vão alguns nomes consagrados da crônica brasileira:
- Rubem Braga;
- Rachel de Queiroz;
- Lima Barreto;
- Clarice Lispector;
- Ivan Lessa.
Leia também: “Através” ou “Por meio de”? Esclareça essa e outras dúvidas de português
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.