fbpx
localizacaoheader

Rua Antônio Maia, 523 - Perus

As melhores frases dos 13 maiores filósofos da história

Filosofia: uma palavra que significa literalmente amor à sabedoria. Os estudos filosóficos existem há milênios e vem consolidando grandes pensadores. Considerada por muitos um assunto complicado, ou até chato, na verdade a filosofia está no dia a dia de todas as pessoas.

Selecionamos as melhores frases dos 13 maiores filósofos da história, que de alguma forma traduzem de forma simples os seus ideais e pensamentos.

Sócrates (470-399 aC)

– A vida não examinada não vale a pena ser vivida.

– Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

– Só sei que nada sei.

Como está claro, Sócrates foi um grande entusiasta do conhecimento. Essas frases traduzem bem a sua filosofia de busca da verdade, que ele praticava com os seus discípulos através de um método chamado maiêutica. Para o filósofo, era importante reconhecer que somos seres ignorantes a fim de nos mantermos sempre em movimento em busca de novas respostas para as coisas.

Platão (427-347 a.C.)

– Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.

– Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.

– O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê…

A ideia de mover-se está presente nestas três frases que traduzem perfeitamente um dos ensinamentos de Platão, que estava sempre preocupado em refletir sobre a ética e moral humana. O filósofo grego foi discípulo de Sócrates e fundou a primeira Academia (ou Universidade) do mundo, que pôr quase um milênio formou o pensamento de milhares de filósofos. Entende agora o poder do mestre em promover mudanças?

Aristóteles (384-322 a.C.)

– Ter muitos amigos é não ter nenhum.

– Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.

– O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

Não é incrível o tanto que se pode aprender com frases tão curtas? Não à toa Aristóteles é conhecido como o grande pensador ocidental. Nestas frases, o filósofo nos dá lições poderosas: melhor ter poucos e bons amigos, pensar fora da caixa exige certa anormalidade e, por último, a forma como a gente age geralmente define a nossa personalidade.

Santo Agostinho de Hipona (354-430)

– A medida do amor é amar sem medida.

– Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.

– O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página.

Santo Agostinho ensina o equilíbrio entre a fé e a razão nos seus escritos. A primeira frase, sobre o amor, é até hoje reproduzida em músicas, livros e etc. Ele acreditava no conceito de predestinação, que Deus era o responsável por escrever o destino dos humanos e, por isso, usava muito a analogia de livros e páginas. Mas veja bem o concelho da última frase: quem gostaria de ler apenas uma página do livro incrível que é a vida?

René Descartes (1596 – 1650)

– Eu penso, logo existo.

– Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.

– Não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos.

O rei do racionalismo e do método. Descartes inaugurou o que os estudiosos chamam de filosofia moderna com a sua forma de pensar sempre racionalmente, com uma estrutura muito bem elaborada. É daí que vem o raciocínio se eu penso, logo sou um ser pensante, então existo. Para ele era muito importante pensar de forma analítica e meticulosa e é exatamente isso que ele quer dizer com as duas últimas frases.

John Locke (1632-1704)

– Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.

– Sempre considerei as ações dos homens como as melhores intérpretes dos seus pensamentos.

– Onde não há lei, não há liberdade.

Locke é considerado o pai do liberalismo clássico. O estímulo ao pensamento e interpretação da primeira frase é comum à filosofia. Na segunda, ele esclarece que a forma como agimos diz muito sobre o que pensamos e terceira diz respeito a uma das teorias pelo qual ele é mais conhecido: o contrato social. Para Locke, as pessoas precisam abrir mão de certos direitos para que o Governo possa implantar leis e manter uma certa ordem social.

David Hume (1711-1776)

– A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla.

– A razão é, e só pode ser, escrava das paixões.

– De um modo geral, os erros na religião são perigosos; enquanto os da filosofia apenas ridículos.

Talvez esta primeira frase de Hume seja a inspiração para a máxima a beleza está nos olhos de quem vê?. E não é mesmo isso? Tudo que enxergamos é relativo e construído de acordo com as nossas culturas, vivências e etc. Quando diz que a razão é escrava da paixão, o filósofo aponta para uma qualidade do pensamento que estará sempre ligado ao emocional. Por último, Hume expressa uma de suas maiores preocupações que era a crítica à religião. Ele era cético e considerava muito importante refletir sobre a influência da religião na vida e pensamento dos seres humanos.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

– Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco.

– Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos.

– A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.

Um homem que inspirou a Revolução Francesa e acreditava na força do povo. Dá para perceberber na primeira frase a dinâmica da nossa sociedade, não é? Na segunda, ele ressalta a importância de nos questionarmos, de cairmos em contradição se for preciso, para nos livrarmos dos preconceitos que aprendemos. A terceira frase é a demonstração de uma das crenças pela qual ele é mais conhecido: que as pessoas nascem boas, mas são corrompidas pelo meio que vivem. O que você acha?

Immanuel Kant (1724-1804)

– Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.

– Não há garantias. Do ponto de vista do medo, ninguém é forte o suficiente. Do ponto de vista do amor, ninguém é necessário.

– O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.

Imagina um dos maiores pensadores da época moderna, precursor do idealismo alemão, fazendo essa analogia da bondade do homem medida pela forma como trata os bichos: bacana, não é? É um pensamento simples, mas que diz muita coisa. Para Kant, não somos superiores aos animais. Tudo, na verdade, deve ser questionado, criticado e repensado. É justamente a filosofia que o levou a questionar o que já tinha sido dito por grandes pensadores até então.

Karl Marx (18181883)

– O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.

– Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.

– Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.

Marx é sempre um nome polêmico entre aqueles que gostam de discutir política. Não podemos negar que é verdade que nem sempre boas intenções significam algo positivo. Marx queria mudar o mundo, e não apenas pensar sobre ele, como diz a segunda frase. Por último, ele acreditava na mudança através da mãos do povo, dos trabalhadores, operários, como dizia. O manifesto Comunista que escreveu contém os seus ideais de um mundo mais justo e equilibrado para todos.

Friedrich Nietzsche (1844-1900)

– O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.

– Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.

– E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.

Niet, como é chamado normalmente, foi um homem que pensou muito sobre as morais do homem. Muitas pessoas o consideram um tanto dramático e pessimista, pois era adepto do niilismo. Ms olha que forte o pensamento de que, superando uma situação qualquer de provação, ela inevitavelmente vai te fortalecer. Mesmo sua visão de amor e de como é importante continuar dançando enquanto todos podem te achar louco, são reflexões que vale a pena carregar para a vida.

Jean-Paul Sartre (1905-1980)

– O inferno são os outros.

– Não fazemos aquilo que queremos e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos.

– Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação.

Sartre foi um filósofo pop. Talvez por ter vivido mais na nossa época, suas ideias de liberdade, moral e outros conceitos influenciou muito a juventude ao redor do mundo. Quando diz que o inferno são os outros, o filósofo expõe uma característica inevitável das relações humanas: tudo o que fazemos reflete em outras pessoas. Somos espelho. E por isso, os outros é que acabam moldando a nossa autonomia, por mais que façamos o que queremos. Essa mesma reflexão permeia as duas últimas frases, que também dizem respeito a nós como seres sociais.

Michel Foucault (1926-1984)

– A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.

– Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta.

– As pessoas sabem aquilo que elas fazem; frequentemente sabem por que fazem o que fazem; mas o que ignoram é o efeito produzido por aquilo que fazem.

Por ser também psicólogo, muitas das frases de Foucault tem a ver com as coisa da mente, do comportamento, dos ideias de sanidade ou loucura. Na primeira frase, ele questiona a psicologia tradição, invertendo quem determina o quê. Depois, estimula um autoexame crítico aprofundado que seria capaz de nos conduzir a uma vida mais livre e, na última frase, fala sobre medir consequências. São três reflexões simples que podem, se pensarmos bem, mudarmos completamente a nossa relação conosco mesmo e com os outros.