Saiba como foi a origem do Carnaval no Brasil

origem do Carnaval

Apesar de ser uma festa muito brasileira, a origem do Carnaval está ligada totalmente aos europeus. Para se ter ideia, inicialmente, a celebração é uma herança de Portugal, que em 1641 começou a ter suas primeiras demonstrações em solo brasileiro.

Leia também: Aportuguesamento: conheça algumas palavras estrangeiras que foram adaptadas para o nosso idioma

No entanto, muito antes disso, a festa já era praticada na Idade Média. Evidentemente, os festejos eram diferentes, sendo que as características que conhecemos hoje surgiram a partir da consolidação da Igreja Católica. Nesse momento, foi estabelecida a famosa “Quaresma”, sendo esse o período de 40 dias que antecede a Semana Santa.

A ideia era condensar o ímpeto festivo, sendo assim, surgiu o carnis levale. A expressão significa “retirar a carne” e simboliza o momento de preparação para que os prazeres carnais fossem retirados.

E como se deu a origem do Carnaval no Brasil?

origem do Carnaval

Como citado, a festividade foi trazida pelos colonos portugueses, que na época praticavam o entrudo. Essa manifestação era baseada em realizar zombarias públicas, sendo a mais praticada delas o “jogo das molhadelas”. A saber, a brincadeira consistia em molhar ou sujar pessoas que passeavam pela rua.

No século XIX, a prática passou a ser amplamente combatida, fato que se deve muito à mudança do regime monárquico para a República. Apesar disso, a elite do Império e da sociedade carioca já desenvolviam bailes de Carnaval, sendo esses eventos reservados.

Mesmo assim, as camadas mais populares do país não deixaram de criar suas próprias festas, que eram adaptadas para a realidade de repressão. Assim, com o passar dos anos, foram surgindo os símbolos que hoje conhecemos como o Carnaval, sendo resultado do empenho de pessoas de diferentes regiões do país.

Para citar três exemplos: no Rio de Janeiro, são criadas as escolas de samba. Na Bahia, o afoxé (ritmo musical) surge com o objetivo de exaltar as tradições africanas. Em Recife, o frevo passa a ser praticado.