Diferentemente do que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os principais vestibulares de universidades federais e estaduais, como é o caso da Unicamp, tem leituras obrigatórias para o vestibular. Estar atento a lista de obras, previamente divulgadas, é muito importante para se sair bem na avaliação, uma vez que algumas das questões se referem diretamente ao conteúdo dos livros.
As obras escolhidas pela universidade visam oferecer uma visão abrangente da literatura e da cultura. Por isso, ao lê-las, você entrará em contato com diferentes estilos, temas e perspectivas, enriquecendo seu repertório e sua capacidade de análise. Ao se familiarizar com as obras obrigatórias, você treina sua habilidade de interpretação, análise e relacionamento com diferentes elementos textuais, o que é fundamental para um bom desempenho nas provas
Vestibular: lista das leituras obrigatórias da Unicamp 2025
No dia 1º de agosto, foram abertas as inscrições para o vestibular da Unicamp, prova que concede aos estudantes a oportunidade de ingressarem na instituição, que é uma das mais renomadas e reconhecidas do país. As inscrições acontecem pelo site da Comvest e podem ser feitas até o dia 30 de agosto de 2024, sendo necessário também o pagamento de uma taxa, no valor de R$210,00. O pagamento pode ser feito até o dia 10 de setembro.
Para essa edição do vestibular, as leituras obrigatórias são:
- “Prosas seguidas de odes mínimas” de José Paulo Paes
- “Olhos d’água” de Conceição Evaristo
- “A vida não é útil” de Ailton Krenak
- “Casa Velha” de Machado de Assis
- “Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá” – Lima Barreto
- “Niketche – uma História de Poligamia” – Paulina Chiziane
- “Morangos mofados (Contos escolhidos***)” – Caio Fernando Abreu
- “Canções escolhidas” – Cartola
- “Alice no país das maravilhas” – Lewis Carrol
Dica extra: Não se limite apenas às leituras obrigatórias. Explore outros autores e gêneros literários para ampliar seus horizontes e desenvolver o prazer pela leitura.
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site, Facebook e Instagram.