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Redação Nota 1000: como estruturar um texto dissertativo-argumentativo? 

Escrever uma redação que convença e informe não precisa ser um bicho de sete cabeças! No Colégio TGM preparamos nossos estudantes para que tenham todas as ferramentas para criar uma redação completa e que expresse suas ideias e defenda adequadamente seus pontos de vista. Para te ajudar também, preparamos este conteúdo sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Confira! 

O que é um texto dissertativo-argumentativo? 

O texto dissertativo-argumentativo é um formato textual que busca apresentar e defender uma ideia (tese) sobre um determinado assunto, utilizando argumentos sólidos e convincentes. Além disso, no conteúdo, o redator deve demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e estar alinhado ao tema proposto. 

Escrita em Primeira Pessoa: Pode ou Não Pode? 

Uma dúvida comum é sobre o uso da primeira pessoa (eu/nós) em textos dissertativo-argumentativos. Em geral, a norma culta e as exigências de exames como o Enem recomendam a impessoalidade. Ou seja, evitar o uso da primeira pessoa para manter a objetividade e a formalidade. 

  • Evite: “Eu acredito que…”, “Na minha opinião…”. 
  • Prefira: “Acredita-se que…”, “Observa-se que…”. 

Qual é a estrutura perfeita para um texto dissertativo-argumentativo? 

  • Apresente o tema de forma clara e objetiva. 
  • Contextualize o assunto, ou seja, mostre sua relevância. 
  • Apresente sua tese, ou seja, seu ponto de vista sobre o tema. 
  • Desenvolva seus argumentos em parágrafos separados. 
  • Apresente evidências, isto é, exemplos e dados que sustentem seus argumentos. 
  • Conecte seus argumentos de forma lógica e coerente. 
  • Retome sua tese, reforçando seu ponto de vista. 
  • Apresente uma proposta de intervenção, sugerindo soluções para o problema discutido (no caso do ENEM, por exemplo). 
  • Encerre o texto. 

Como funciona a redação do Enem? 

No caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação é parte importante da nota. Para construir o texto, o candidato deve dominar a ideia de texto dissertativo-argumentativo. No exame, a redação vale 1.000 pontos, sendo que, para pontuar, o vestibulando precisa apresentar as competências abaixo – e mais, cada uma delas representa 200 pontos:  

  • Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.  
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação, aplicando conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. É importante que a redação esteja de acordo com os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.  
  • Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações. A partir disso, elaborar a defesa de um ponto de vista.  
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento para construção de uma argumentação.  
  • Competência 5 – Elaborar uma proposta de intervenção/resolução para o problema apresentado, sempre respeitando os direitos humanos.  

Dicas extras para uma boa redação: 

  • Planeje seu texto: antes mesmo de começar a escrever, já separe um tempo para pensar em suas principais ideias e argumentos. 
  • Seja objetivo: evite ambiguidades e prefira usar frases curtas e concisas. 
  • Use conectivos: para que o texto tenha linearidade, utilize palavras e expressões que conectem suas ideias e parágrafos, como “além disso”, “por outro lado”, etc. 

No Colégio TGM, você aprende muito mais! 

Oferecemos um ensino completo e de qualidade, com professores experientes e materiais didáticos atualizados. Tudo isso alinhado ao sistema de ensino Poliedro, nacionalmente reconhecido e que prepara nossos alunos desde o começo para chegarem preparados para os vestibulares. Aqui, nossos alunos aprendem a dominar a redação e outras habilidades importantíssimas para o crescimento acadêmico. 

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso SiteFacebook Instagram.