Saiba a história da Declaração Universal dos Direitos Humanos

história da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Durante o fim da década de 30 e início dos anos 40, o mundo passou por um período de guerra. A Segunda Guerra Mundial durou de 1939 até 1945 e o seu fim não representou apenas um sinal de paz, mas também de prosperidade e indícios de um novo mundo. Tais sentimentos eram vigentes em todo o planeta e resultaram em uma necessidade de documentar novas normas que garantissem os direitos básicos de cada pessoa. Assim começa a história da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Leia também: AFINAL, QUAL É A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR HISTÓRIA?

O texto contou com o auxílio de várias pessoas para ser elaborado, porém, o principal responsável foi o jurista canadense John Peters Humphrey. Chamado pela recém-formada Organização das Nações Unidas para elaborar o esboço inicial da declaração, Humphrey era diretor da divisão de direitos humanos da ONU.

Composta por 30 artigos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende direitos essenciais para todo ser humano, como direito à vida, à livre expressão e integridade física. Tudo isso sem distinção de raça, religião, cor, sexo ou visão política. A declaração foi assinada em 10 de dezembro de 1948, em Paris, por 58 Estados-membros da ONU, dentre eles o Brasil.

História da Declaração Universal dos Direitos Humanos: o documento com mais traduções no mundo

história da Declaração Universal dos Direitos Humanos

De acordo com o livro dos recordes Guinness Book of World Records, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento com o maior número de traduções em idiomas diferentes. O site oficial da declaração diz que o documento pode ser encontrado em cerca de 508 traduções distintas.